BÍBLIA TERAPÊUTICA
é o resultado da leitura e do estudo do texto bíblico, levando em conta as "considerações terapêuticas".
CONSIDERAÇÕES ESSENCIAIS
BÍBLIA... buscando compreender a "eterna revelação divina", os escritores bíblicos empreenderam (Lucas 1:1-4) mostrar suas percepções aos seus destinatários, e, a pesar de suas próprias limitações, conseguiram proporcional ao momento em que estavam na esteira da "revelação progressiva".
ETERNA REVELAÇÃO DIVINA... é tudo que Deus entendeu ser suficiente para dizer à humanidade criada, desde Adão até o último homem sobre a terra, sobre Si e Seu amor eterno, de muitas maneiras e e constantemente, visando atender ao plano da Graça que foi estabelecido desde a fundação do mundo que visa alcançar, abençoar e salvar o maior número possível de pessoas.
REVELAÇÃO PROGRESSIVA... é a esteira de níveis de compreensão que as pessoas foram tendo, sobre a Eterna Revelação Divina, que culminou com a vinda do próprio Deus, em Jesus. Assim, Moisés entendeu esta revelação, muito mais que as pessoas antes dele; Davi entendeu mais que Moisés; Isaías mais que Davi; Esdras mais que Isaías; e Jesus foi exatamente tudo que Deus sempre falou e sempre falara à humanidade em Sua eterna revelação.
CONSIDERAÇÕES TERAPÊUTICAS
são os aspectos básicos a serem lembrados quando queremos, de verdade, saber, na Bíblia, o que seja a "letra" limitante dos escritores, a qual mata, é prejudicial, é contrária a Deus; e o que seja "espírito" da eterna revelação divina, a qual vivifica, dá vida, é coerente com o amor do Senhor para com a humanidade.
ASSIM, PARA VISLUMBRAR A REVELAÇÃO DIVINA NO TEXTO BÍBLICO,
DEVE-SE CONSIDERAR O SEGUINTE:
(1)COERÊNCIA COM JESUS
ESSE É PRINCÍPIO FUNDAMENTAL
Ele é o próprio Deus, no texto bíblico, tudo que for coerente com Ele, é de Deus, tudo que não for, é dos preconceitos, intolerâncias e prepotências dos escritores.
Nesse princípio estão presentes
- toda a eterna revelação divina
- o grande amor de Deus com toda pessoa, sem acepção, com igualdade e equidade.
OS PRINCÍPIOS SECUNDÁRIOS SÃO OS SEGUINTES:
(2)O ESTILO LITERÁRIO DO TEXTO
poético, profético, parabólico, provérbico, histórico, doutrinário, apocalíptico, e outros, possuem características diferentes para suas afirmativas.
(3)BÍBLIA É MANUAL DE VIDA
não é código pra ser cumprido, pois somos incapazes de obedecer (Rm.7:19s); ela informa o que temos falhado e nos orienta em como ter uma vida abundante neste mundo e na eternidade.
(4)A REVELAÇÃO FOI PARA TODAS AS PESSOAS
juntamente com a ação do Espírito Santo em convencer cada pessoa de seu estado de pecado contra Deus, religiões surgiram como resposta das pessoas a tudo isto, e do jeito que Moisés compreendeu muita coisa erradamente, outros também em suas religiões, e, apesar disto, Deus salvou muita gente dentro e fora do judaísmo, inclusive Melquisedeque e outros, e dentro e fora do cristianismo, inclusive as ovelhas de Jesus fora do rebanho cristão (Jo.6:10). Assim, como no judaísmo e no cristianismo, todas as religiões tem trigo salvos, e joios que são pseudo-salvos.