EVANGELHO DE JOÃO






JOÃO
em 90d, por João (analfabeto), aos Cristãos, em estilo Hist-Apologético, canonizado em 90d, visando ante heresias, apologia, quando o Gnosticismo influencia a igreja


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ÍNDICE


001   Prólogo
          A Encarnação do Filho de Deus 1.1-18
               ... v1. Jesus era Deus conosco
               ... v6. João Batista enviado de Deus
               ... v9. Jesus foi rejeitado e aceito
               ... v14. Jesus foi Deus conosco


002   I. O ministério público 
          1.19-12.50

002   Preparação 1.19-51
               -------- missão de João... Cap1
               ... v19. João, precursor do Messias
               ... v24. João, súdito do Messias
               ... v29. João, reconhecedor do Messias
               ... v32. João, confirmador do Messias
               ... v35. João, orientador sobre o Messias
               -------- Jesus chama apóstolos... Cap1
               ... v43. Jesus chama Filipe
               ... v47. Jesus chama Natanael

003   As bodas em Caná 2.1-12
               ... v1. Maria avisa Jesus
               ... v6. Jesus transforma água em vinho
               ... V9. milagre se torna um sinal

004   Ministério na Judéia 2.13-3.36

004   ...Jerusalém: 
          Purificação do Templo 2:13-25

005   ...Jerusalém: 
          Encontro com Nicodemos 3:1-21

006   ...Judéia: 
          João Batista testemunha de Jesus 3:22-36


007   Indo para a Galileia

007   ...Encontro 
          com a mulher de Samaria 4.1-42

008   ...Cura 
          do filho de um oficial do rei 4.43-54

009   ...Cura 
          um paralítico em Betesda 5.1-15

010   ...Honrando 
          o Pai e o Filho 5.16-29

011   ...Testemunhas do Filho 5.30-47


012   Ministério na Galileia 6.1-71

012   ...O Sinal milagroso 
          para mais de 5 mil pessoas 6:1-21

013   ...O discurso 
          aos falsos seguidores 6:22-40

014   ...As reações
           ao "Sou o Pão da Vida" 6:41-71


015   Na Festa dos Tabernáculos 
          em Jerusalém 7:1-10:21

015   ...Primeiro debate, 
          Quem Ele era 7.1-36

016   ...Segundo debate, 
          Água Viva 7:37-53

017   ...Terceiro debate, 
          Mulher Adúltera 8:1-59

018   ...Quarto debate, 
          Cura de um cego de nascença 9:1-41

019   ...Quinto debate, 
          O Bom Pastor, 10:1-21


020   Na Festa da Dedicação
           em Jerusalém 10:22-42

021   ...O discurso 
          aos incrédulos 10:22-30

022   ...A rejeição 10:31-42


023   Ministério em Betânia e Jerusalém 
          11.1-12.50

023   ...Ressuscita 
          Lázaro e as reações 11:1-57

024   ...Sua unção 
          por Maria e as reações 12:1-11

025   ...Entra Triunfal 
          em Jerusalém e ensina 12:12-50


026   II. Na Última Ceia 
          13.1-17.26

026   Sobre Humildade 
          com o lava pés 13:1-20

027   Sobre Traição 
          com Judas e Pedro 13:21-30

028   Sobre sua partida 13:31-38

029   Sobre o Céu 14:1-14

030   Sobre o Espírito Santo 14:15-26

031   Sobre a Paz 14:27-31

032   Sobre a Atuação Espiritual 15:1-17

033   Sobre o Mundo 15:18-16:6

034   Sobre o Espírito Santo 16:7-15

035   Sobre sua volta 16:16-33

036   Oração Sacerdotal 
          por todos os discípulos 17:1-26


037   III. Paixão e ressurreição 
          18.1-21.23

037   O Getsêmani 
          e a prisão, traição 18.1-12

038   Os Julgamentos 18:12-19:16

038   ...Perante Anás, 
          a negação 18:13-23

039   ...Perante Caifás 18:24-27

040   ...Perante Pilatas 18:28-19:16


041   Crucificação sepultamento 
          19.17-42

042   Ressurreição aparições 
          20.1-21.23

042   ...Túmulo fica vazio 20:1-10

043   ...Aparece 
          a Maria Madalena 20:11-18

044   ...Aparece 
          aos apóstolos sem Tomé 20:19-25

045   ...Aparece 
          aos discípulos com Tomé 20:26-31

046   ...Aparece 
          a sete discípulos em Tiberíaes 21:1-14

047   ...Conversa com Pedro 
          e sobre João 21:15-23


048   Epílogo 21.24-25

 

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CAPÍTULO 1

PRÓLOGO
JESUS ERA O PRÓPRIO DEUS CONOSCO
1 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. 
  1. Palavra = Verbo, a própria Palavra criadora e atuante de Deus no Gênesis
  2. Ele era o próprio Deus.
2 Esta estava no princípio junto de Deus. 
  1. estava junto de Deus, como aquela que criou tudo no universo
  2. Jesus era o próprio Deus em pessoa
3 Por esta foram feitas todas as coisas, e sem ela não se fez coisa nenhuma do que foi feito. 
  1. por Ele, como Deus, foram feitas todas as coisas
4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos seres humanos. 
  1. Jesus/Deus, nele estava a vida eterna e todo Seu poder
  2. Ele era criador e sustentador = imagem e semelhança em todos
5 E a luz brilha nas trevas (=no mundo ignorante e perdido); e as trevas não a compreenderam (=precisam da ajuda divina, pelo Espírito, previsto no plano da Graça). 
  1. Deus brilha, chama a atenção pela Revelação e o Convencimento do Espírito a todo ser humano, em todos os tempos, em todos os lugares.
  2. trevas equivale à situação do ser humano depois do pecado original = ignorante em relação a Deus e Seu amor, e perdido, desorientado.



JOÃO BATISTA ENVIADO DE DEUS
6 Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João. 
  1. antes de Jesus, muitos foram enviados para chamar as pessoas a Deus, em todos os tempos, lugares e religiões, como foi caso de Melquisedeque.
  2. João foi chamado de Batista por ser de uma seita que batizava pessoas que se diziam arrependidas, acreditando que a água produzia perdão e limpeza de alma.

7 Este veio por testemunho, para que testemunhasse da Luz. 
  1. ele veio com a missão de testemunhar sobre Jesus, mesmo que não entendesse bem sobre isto. Ele deveria...
    ... reconhecer a vinda messiânica
    ... identificar Jesus como o Cordeiro que seria sacrificado
    ... dar autoridade a Jesus como Mestre no judaísmo vigente 
8 Ele não era a Luz; mas [foi enviado] para que testemunhasse da Luz. 
  1. João não era a luz, não era a Vida eterna, não era o Messias prometido como muitos judeus acreditavam, pelo ímpeto, ousadia, determinação, pregação inflamada, e etc. Como deveria ser um líder, conquistador, guerreiro.
  2. João, assim, tinha a responsabilidade de testemunhar sobre o Jesus que ele reconheceu e informou a todos que o ouviu. 



JESUS FOI REJEITADO E ACEITO
9 [Esta] era a luz verdadeira, que ilumina a todo ser humano que vem ao mundo. 
>>> Jesus, sim, era a Luz, o verdadeiro Deus, que ilumina todo ser humano que nasce no mundo, com Sua Revelação e Convencimento, através da ação do Seu Espírito.
  1. Jesus, sim, diferente de João, era a luz de Deus para o mundo
  2. Ele era o próprio Deus que, com seu amor, ilumina, pela Revelação e Convencimento, a todas as pessoas nascidas no mundo
10 No mundo estava, e por ele foi feito o mundo; e o mundo não o conheceu. 
>>> Veio para salvar todas as pessoas que Ele mesmo criou com todo amor, e não foi reconhecido e aceito.
  1. Escrevendo 60 anos após a morte de Jesus, João afirma que a luz foi rejeitada por todo mundo, no sentido de que foi perseguido e morto pelos religiosos judeus que assim agiram como sendo todo o mundo.
  2. Tinha tudo para ser aceito e respeitado, querido e seguido, como criador de tudo e todos, mas o mundo não o reconheceu por cegueira espiritual.
11 Ao [seu] próprio veio, e os seus não o receberam. 
>>> Mais especificamente, Ele veio também para salvar o povo onde nasceu neste mundo, e mesmo privilegiados com isto, este povo não O reconheceu e O aceitou como Senhor.
  1. João afirma que o próprio povo por onde Jesus veio ao mundo, não o reconheceu e não o recebeu.
  2. Lembrando que os judeus são tão povo amado de Deus e de Jesus, quanto qualquer outro povo, nenhum povo é mais especial ao amor divino, mas todos são igualmente amados e preferidos.
  3. Pode ser que veio ao mundo pelos judeus, porque...
    ... na plenitude dos tempos era a melhor opção para alcançar e salvar o maior número possível de pessoas em todos os tempos.
    ... era o povo mais prepotente e carente entre todos, e assim, com sua vinda, muitos deles estariam mais fáceis, e isso aumentaria o número de salvos no total do mundo todo.
12 Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem em seu nome. 
>>> Porém, todos, de todos os tempos, que se submeteram ao convencimento do Espírito, pelo plano salvador da Graça, foram levados a Ele por este mesmo Espírito, e a estes foi dado o poder de serem convertidos e santificados por este Espírito, ou seja, se tornarem filhos de Deus, povo de Deus, segundo a Justiça de Deus.
  1. Embora o mundo e os judeus, em tese, não O receberam, muitos se renderam, não exatamente a Ele, mas à Graça de Deus, que tem tudo a ver com Ele. Assim...
    ... muita gente antes do dilúvio, de Abraão, dos profetas e de Jesus
    ... muita gente no tempo de Jesus e depois dEle
    ... muita gente dentro e fora do judaísmo e do cristianismo
    ... incluindo as muitas ovelhas que não eram do aprisco cristão
    ... todos que se reconheceram pecadores
    ... todos que quiseram o arrependimento pelo Espírito
    ... todos que nasceram de novo, pelo Espírito
    ... todos que, assim, foram perdoados na cruz por Jesus
    ... gente que nunca ouviu ou ouviria nada sobre Jesus
  2. perdoados na cruz, foram feitos pelo Espírito, filhos de Deus
    ... receberam o dom da fé, descansar, no perdão de Deus
    ... convertidos e santificados pelo Espírito
    ... novas criaturas, ovelhas, bem-aventurados, luz e sal do mundo
13 Os quais não são gerados de sangue, nem de vontade da carne, nem de vontade de homem, mas sim de Deus. 
>>> Assim, estes salvos, pela Graça, se tornam novas criaturas espirituais, com forte influência disso em suas existências e convivências no mundo, se tornando Luz do mundo e Sal da terra, ou seja, bênção para toda e qualquer pessoa, para a glória do Senhor.
  1. novas criaturas, novas pessoas, novas almas, não geradas fisicamente, mas espiritualmente, pelo próprio Deus, por Seu Espírito Santo


JESUS FOI DEUS CONOSCO
14 E aquela Palavra se fez carne, e habitou entre nós; (e vimos sua glória, como glória do unigênito do Pai) cheio de graça e de verdade. 
>>> Jesus, que era o próprio Deus e Sua Palavra poderosa que criou tudo e todos, veio ao mundo e se tornou homem, ficando 100% homem e 100% Deus, quando então nos mostrou a glória eterna que Ele tinha, sendo , dessa forma, cheio de graça e de verdade.
  1. por amor, Jesus se humilhou ao máximo, e com muito prazer, para se tornar humano, em carne... Ele foi 100% homem e 100% Deus, perfeitamente em harmonia com isto.
  2. veio habitar entre as pessoas, se submetendo, como homem, a todos os perigos, tristezas e aflições como qualquer outra pessoa.
  3. Ele mostrou claramente a Sua glória, não exatamente em relação ao Seu poder, mas ao que Deus sempre quis que o ser humano fosse nesta existência... por isso Ele foi a maior e melhor Revelação de tudo que o Senhor mostrou e orientou desde os tempos de Adão até a última pessoa sobre o mundo.
  4. O resumo de sua vida e ensino refletia o máximo de sua graça e verdade... isso é resultado do que Deus quer para toda pessoa, mostrado em Jesus, e isto é o que, cada vez mais, leva uma pessoa a viver o que Deus quer para a vida de toda pessoa.
15 E João dele testemunhou, e clamou, dizendo: Este era aquele, de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim; porque era primeiro que eu. 
>>> João Batista cumpriu seu papel de testemunha de Jesus entre nós, e uma das vezes nisso, ele apontou Jesus como aquele que viria, sendo maior e mais importante que ele.

16 E de sua plenitude recebemos todos também graça por graça. 
>>> Assim é que, pela misericórdia do Senhor, todos os seres humanos chegam a serem beneficiados com Sua plenitude, com sua vinda gloriosa ao mundo, trazendo todas as manifestações da Graça.

17 Porque a Lei foi dada por Moisés: a graça e a verdade foi feita por Jesus Cristo. 
>>> Numa comparação em relação ao judaísmo, enquanto o Antigo Testamento foi iniciado a partir da compreensão de Moisés sobre a Revelação de Deus, o Novo Testamento foi entendido a partir do Jesus e sua vida e ensino, deixando claro a melhor compreensão sobre o plano salvador da Graça, de Deus para com todos os seres humanos.

18 A Deus nunca ninguém o viu; o unigênito Filho, que está no seio do Pai, ele [o] declarou. 
|fn:  N4 contém: "unigênito Deus" em lugar de "unigênito Filho"
>>> Em Jesus, afirma-se que nenhum ser humano jamais viu a Deus, porém Jesus, o filho unigênito e encarnado de Deus, este viu, esteve e é o próprio Deus, e o Senhor o tem declarado a todo mundo.



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O MINISTÉRIO PÚBLICO
JOÃO ERA O PRECURSOR DO MESSIAS
19 E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram alguns sacerdotes e levitas de Jerusalém, que lhe perguntassem: Tu quem és? 
>>> Quando o sinédrio mandou alguns dos sacerdotes e levitas de Jerusalém ao encontro de João Batista que já era um mestre reconhecido e respeitado religiosamente no judaísmo, primeiro perguntaram sobre quem João dizia ser diante de Deus e o plano divino de enviar um messias para salvar politicamente o povo de Israel.

20 E confessou, e não negou; e confessou: Eu não sou o Cristo. 
>>> Com autoridade muita própria dele e muito reconhecida por todos, João Batista assumiu que não era o messias, não era o enviado de Deus para aquela missão tão esperada por Israel.

21 E lhe perguntaram: Que, então? És tu Elias? E ele disse: Não sou. [Eles disseram] : Tu és o Profeta? E ele respondeu: Não. 
>>> Se não era o messias esperado, então perguntaram quem ele achava que era da parte de Deus para judaísmo, se era Elias reencarnado, o que era da crença apocalíptica de muitos, ou se era o profeta que andaria com Elias na pregação apocalíptica. E ele disse que não se considerava nada daquelas figuras próprias à cultura popular judaica.

22 Disseram-lhe pois: Quem és? Para darmos resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo? 
>>> Então procuraram uma resposta dele para levar ao sinédrio em Jerusalém. Perguntaram a ele sobre uma resposta que deveriam levar.

23 Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. 
>>> Ele então disse: Eu sou aquele que o Antigo Testamento, pelo profeta Isaías, afirma que viria para clamar no deserto para preparar a chegada do messias de Deus para o povo de Israel e para o mundo todo.




JOÃO ERA SÚDITO DO MESSIAS
24 E os enviados eram dos fariseus. 
>>> Aquelas pessoas que questionavam a João, eram enviados dos Fariseus, lá do sinédrio em Jerusalém, e por isto eram extremamente zelosos dos rituais religiosos no judaísmo.

25 E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que pois batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? 
>>> Assim, indagaram sobre o porquê João batizava, se ele não era o messias esperado e não tinha autoridade espiritual para perdoar pecados com aquele ritual.

26 João lhes respondeu, dizendo: Eu batizo com água; mas em meio de vós, está a quem vós não conheceis, 
>>> João relembrou que batizava com água, conforme a seita que seguia, os batistas que criam que a água atuava como instrumento de perdão aos arrependidos, e de lavagem espiritual dos pecados perdoados; porém de Israel estava para chegar ao conhecimento de todos, sobre um que teria um batismo diferente e perfeito.

27 Este é aquele que vem após mim, o qual já foi antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a tira de sua sandália. 
|fn:  N4 omite "o qual já foi antes de mim"
>>> João informou que este perfeito com batismo perfeito é o que vem para ele reconhecer publicamente, o qual é muito superior a ele, e, por isso, não era digno de desatar sua sandália como qualquer escravo faz com seu senhor e dono. 

28 Estas coisas aconteceram em Betábara, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando. 
>>> João Evangelista informa que estas coisas não aconteceram em Jerusalém, mas um lugar na Judeia onde João Batista estava e para onde foram aqueles enviados do sinédrio.



JOÃO ERA O RECONHECEDOR DO MESSIAS
29 O dia seguinte viu João a Jesus vir a ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 
>>> No dia seguinte ao encontro de João com aqueles enviados do sinédrio em Jerusalém, João olhou para Jesus e afirmou que era o Messias, o Cordeiro de Deus ao mundo, que, assim, teria poder para tirar e perdoar todo pecado da vida de qualquer pessoa no mundo. 

30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que já foi antes de mim; porque já era primeiro que eu. 
>>> João voltou a afirmar e confirmar que Jesus era aquele que sempre pregava, por ser maior que ele, primazia no plano salvador de Deus para todas as pessoas.

31 E eu não o conhecia; mas para que fosse manifesto a Israel, por isso vim eu batizando com água. 
>>> João disse que, apesar de erem parentes, não o reconheceu oficialmente antes, mas agora era o momento do reconhecimento para Israel e todo o mundo, e, para isto, ele estava ali o reconhecendo oficialmente.




JOÃO FOI CONFIRMADOR DO MESSIAS
32 E João testemunhou, dizendo: Eu vi ao Espírito como pomba descer do céu, e repousou sobre ele. 
>>> Mantendo sua missão de precursor, João insistiu, confirmando, sobre Jesus como o Cordeiro, dizendo que viu, mesmo que figuradamente, na pomba que desceu do céu e que repousou sobre Jesus, como sendo o próprio Espírito Santo de Deus

33 E eu não o conhecia, mas aquele que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer ao Espírito, e repousar sobre ele, esse é o que batiza com Espírito Santo. 
>>> João testemunhou que, embora parente de Jesus, não o reconhecia oficialmente como o Messias, mas, Deus que o mandou pertencer à seita dos balizadores, o alertou que aquele em quem descesse o Espírito, e nele repousasse como uma pomba, poderia ser declarado como o Cordeiro de Deus que, assim batizaria com a imersão do Espírito nas pessoas salvas.

34 E eu [o] vi, e testemunhado tenho, que este é o Filho de Deus. 
>>> E João confirma que viu o que viu e assim tem testemunhado sobre aquele que era o Filho de Deus, enviado ao mundo como messias a Israel e ao mundo todo.




JOÃO FOI ORIENTADOR SOBRE O MESSIAS
35 O seguinte dia estava outra vez [ali] João, e dois de seus discípulos. 
>>> Complementando sua função de precursor, João, com dois de seus discípulos, possivelmente escolhidos por ele, para aquele momento, volta a falar sobre Jesus como Messias, enviado de Deus.

36 E vendo [por ali] andar a Jesus, disse: Eis o Cordeiro de Deus. 
>>>Aproveitou que Jesus estava ali por perto deles, disse com sua autoridade, e ao mesmo tempo, fazendo seus discípulos entenderem que estava orientando cada um deles, e não somente reafirmando o que dissera antes. Ele disse: Saibam bem que Ele é o Cordeiro de Deus, o Messias da parte de Deus para salvar Israel e o mundo de seus pecados contra o Senhor.

37 E ouviram [-lhe] os dois discípulos dizer [aquilo] , e seguiram a Jesus. 
>>>Assim, diante desta orientação do mestre João, os dois discípulos se apresentaram disponíveis a seguir o novo mestre e, a partir daquele dia, atendendo ao João, passaram a ser discípulo de Jesus.

38 E virando-se Jesus, e vendo-os seguir, disse-lhes: Que buscais? E eles lhe disseram: Rabi, (que traduzido, quer dizer, Mestre) onde moras? 
>>>Sabendo que os dois estavam disponíveis a serem seus discípulos, chegou a eles e perguntou, no sentido de estarem alertas, sobre o que, realmente, pretendiam como seus seguidores. Então pediram para saberem onde morariam para seguí-Lo mais de perto.

39 Disse-lhes ele: Vinde, e vede-o; Vieram, e viram onde morava, e na companhia dele [n] aquele dia; e já era quase a hora décima. 
>>>Jesus levou aqueles dois primeiros discípulos para conhecerem onde Ele morava, e quando chegaram já eram umas 2 horas da tarde, faltando umas 3 horas para o fim do dia, e ficaram com ele naquele lugar, o que era muito comum no cotidiano de mestres com seus discípulos.

40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouvira aquilo de João, e o haviam seguido. 
>>>Um dos dois discípulos era André, que era irmão de Simão Pedro; por ter sido discípulo de João Batista, o obedeceu e assumiu ser discípulo de Jesus.

41 Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Já achamos ao Messias (que traduzido, é o Cristo). 
>>>André, na primeira oportunidade, foi conversar com a família sobre a mudança que estava assumindo, e a Simão Pedro, seu irmão, ele afirmou o que João Batista lhe dissera, Jesus era o Messias, era o Cristo, o Ungido de Deus para salvar Israel e todo o mundo.

42 E levou-o a Jesus. E olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão o filho de Jonas; tu serás chamado Cefas. (que se traduz Pedro). 
>>>João gostou do que ouvira de seu irmão André, sobre Cristo e decidiu também seguir a Jesus como seu mestre. E, quando esteve com Jesus, este lhe disse que, no grupo de discípulos, ele seria chamado de Pedro.




JESUS CHAMA FILIPE
43 O ou em algum dia seguinte na Judeia onde João sempre atuava, quis Jesus ir à Galileia, do outro lado de Samaria, e achou a Filipe, e convidando-o, disse-lhe: Segue-me ou deixe tudo e me siga como um discípulo
>>> 

44 E era Filipe de Betsaida, na Galileia para onde Jesus estava para ir, da cidade de André e de Pedro. 
>>>

45 Filipe achou ou, conversando com amigos e familiares, falou a Natanael, e disse-lhe: Havemos achado a [aquele] de quem Moisés escreveu na Lei e os Profetas, ou seja, nos escritos do Antigo Testamento: a Jesus, o filho de José, de Nazaré, como o enviado de Deus a Israel e ao mundo
>>>

46 E disse-lhe Natanael, como era comum se dizer entre os profetas e até naqueles dias: Pode haver alguma coisa boa de Nazaré? Filipe lhe disse: Vem, e vê. 
>>>



JESUS CHAMA NATANAEL
47 Viu Jesussabendo que estava vindo, a Natanael vir, e disse dele: Eis verdadeiramente um israelita, em quem não há engano, ou seja, alguém que não se deixa enganar, mas pesquisa de verdade para saber verdade! 
>>> 

48 Natanael lhe disse como lhe respondendo: De onde tu me conheces? Respondeu Jesus, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse. estando tu debaixo da figueira, te vi eu. Jesus o conhecia desde antes da fundação do mundo.
xxx

49 Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! Natanael usou um critério errado para entender que Jesus era o Filho de Deus, por Jesus ter dito o que acontecera antes, mas o Senhor o aceitou em sua ignorância, a obra do Espírito para o verdadeiro critério, o Espírito faria em seguida.
>>>

50 Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Debaixo da figueira te vi, crês? Tu verás coisas maiores que estas. Jesus reclamou o mau critério usado por Natanael, mas não seria motivo para rejeitá-lo, mas sim, aceitá-lo e amá-lo e deixar que o Espírito mostrasse coisas específicas para fazer dele um discípulo corretamente fundamentado sobre seguir a Jesus.
>>>

51 E disse-lhe: Em verdade, em verdade vos digo, que daqui em diante vereis o céu aberto, e aos anjos de Deus subir e descer sobre o Filho do homem. Jesus usou uma linguagem metafórica, muito conhecida por todos através da cultura apocalíptica, mas que todos sabiam ser uma figura de linguagem, não exatamente literal; tudo isto para dizer sobre o que o Espírito Santo iria operar nele diante das verdades da Revelação de Deus.
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AS BODAS DE CANÁ 2.1-12
CAPÍTULO 2

1 E no terceiro dia ou num outro dia, houve um casamento em Caná da Galileia onde Jesus já estava com seus novos apóstolos; e a mãe de Jesus, com uns 45 anos, estava ali pois, possivelmente, se tratava de algum parente que estava se casando

2 E também Jesus e, provavelmente, outros seus irmãos, foi convidado com seus discípulos ao casamento. 

3 E tendo faltado vinho fermentado, como era costume, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Muito provavelmente Maria lhe disse isso sabendo que Ele tinha como fazer algum milagre, pois, talvez já tivesse feito algo semelhante. João demonstra muita confiança dela ao dar este aviso a Jesus.

4 Jesus lhe disse: O que eu tenho contigo, mulher? A minha hora ainda não chegou. Não é provável que Jesus tenha tido vontade de ser duro numa resposta a Maria, ou que tenha negado que faria alguma coisa para resolver o problema que ela lhe trouxe. No máximo, apenas lembrou a ela que ainda não era momento de estar manifestando sua ação como o Messias de Deus.

5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. Maria tinha certeza de que Jesus faria alguma coisa, e então orientou as pessoas que poderiam auxiliar Jesus em sua próxima ação para resolver a questão do vinho que acabou.


JESUS TRANSFORMA ÁGUA EM VINHO
6 E estavam ali, no casamento, postos, para atender a muitos convidados, seis vasos muito grandes de pedra, conforme à purificação dos judeus, em cada uma cabiam duas ou três metretas, cerca de 120 litros.
|fn:  duas ou três metretas – cerca de 100 litros (1 metreta era aproximadamente 40 litros

Provavelmente, sabendo que as pessoas estavam avisadas para auxiliá-Lo naquela situação, Disse-lhes Jesus: Enchei estes vasos com água. E encheram-nas até encima Provavelmente muito assustados, mas atenderam.

8 E Jesus, de novo, disse-lhes: Agora tirai um pouco do vinho que já está pronto, e a levai ao mestre de cerimônia. Então levaram, provavelmente ainda sem entender muito o que aconteceu




O MILAGRE SE TORNA UM SINAL
9 E quando o mestre de cerimônia, responsável pelos comes e bebes do casamento, experimentou a água feita vinho (sem saber de onde era, porém os serventes que haviam tirado a água sabiam, presenciaram e até participaram), o mestre de cerimônia chamou o noivo, 

10 E disse-lhe (o mestre de cerimônia ao noivo): Todos põem primeiro o vinho bom para ser oferecido aos convidados de qualquer festa, e quando [os convidados] já [estão] bêbados com o vinho fermentando, então [se dá] o vinho de pior qualidade; [porém] tu guardaste o bom vinho até agora. 

11 Este princípio de sinais, dos sete que João aponta em seu evangelho, Jesus fez em Caná da Galileia, e manifestou sua glória, a sua autoridade diante de Deus; e seus discípulos creram nele, em relação a Seu poder, Sua autoridade espiritual, Sua divindade e Sua missão

12 Depois disto, do casamento e do milagre da água em vinho, Jesus desceu a Cafarnaum, ainda na Galileia, ele e sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos, e ficaram ali, na cidade, com contato com o povo, não muitos dias. 




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MINISTÉRIO NA JUDEIA
EXPULSA COMERCIANTES
13 E estava perto, uma ou duas semanas para a festa e celebrações da Páscoa dos judeus, do sinédrio e outros líderes religiosos do judaísmo no templo e na cidade, e Jesus subiu, da Galileia, onde estava com seus discípulos irmãos e mãe, a Jerusalém. 

14 E, entrandoachou no Templo os que vendiam bois, ovelhas, e pombas, e os cambistas sentados, estavam todos ali, como sempre aconteceu, para facilitar que as pessoas comprassem seus animais para sacrifícios pessoais no templo, e para trocarem o dinheiro corriqueiro pelo dinheiro-moeda do templo

15 Incomodado, não com a presença daquelas pessoas e suas funções, mas com o espírito não religioso deles no exercício de suas funções, E tendo feito um açoite com cordas, lançou todos para fora do Templo, assim como as ovelhas, e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou as mesas. João não menciona que Jesus usou o açoite em relação às pessoas, mas, provavelmente em relação aos animais, forçando-os a deixarem o ambiente onde estavam.




QUESTIONADO SOBRE SUA AUTORIDADE 
16 Depois de expulsar os outros e tirar suas mercadorias do templo, voltou, E aos que vendiam pombas, animais que dariam prejuízo aos comerciantes pois voariam embora se fossem tratados como os outros animais, disse: Tirai isto daqui; e, como se falasse a todos os comerciantes expulsos, disse: não torneis a casa de meu Pai uma casa de comércio, em vez de um lugar para facilitar a adoração delas com os sacrifícios de sempre

17 E, depois disto tudo, e até da morte de Jesus, quando em conversas sobre este episódiolembraram-se seus discípulos que, no Antigo Testamento, no Salmo 69:9, está escrito: O zelo de tua casa me tem me devorado.  Atribuindo este texto como um de muitos indicativos sobre o Messias prometido de Deus.

18 Diante disto tudo, responderam pois os líderes religiosos Judeus ao acontecido no templo, e disseram-lhe como uma questão teológica: Que sinal nos mostras de que tens autoridade divina e, por isto, fazes estas coisas? Jesus era considerado mestre por todos, autoridade já reconhecida a partir de João Batista que publicamente o declarara com esta autoridade. O que os líderes judeus estavam querendo era o respaldo na Lei para que fizesse o que fez no templo, naquela oportunidade.




RESPOSTA DE JESUS
19 Depois de expulsar comerciantes do templo, e do questionamento que líderes judeus fizeram sobre a expulsão daquelas pessoas, então respondeu Jesus, e disse-lhes numa linguagem figurada: Derrubai este Templo, e em três dias o levantarei. Esta palavra de Jesus, propositadamente, foi enfática e despertou a atenção de todos, pois o Templo ainda era o lugar que todos acreditavam ser a morada de Deus, e a destruição do mesmo era considerado por todos algo muito sério na conceção religiosa do povo.

20 Os presentes líderes judeus, pois, disseram: [Durante] quarenta e seis anos este Templo foi edificado a partir do reinado de Herodes o Grande, sob a tutela do Império Romano, por ter sido destruído e abominado com sangue de porco espargido no altar e nas paredes, por Antioco da Síria, o "abominado da abominação, e tu o levantarás em três dias? Embora os líderes judaicos, aparentemente, entenderam que Jesus estava falando literalmente em derrubar e construir o templo, é possível que tenham compreendido que não se tratava de uma fala literal, principalmente pelo uso do numeral três.

21 Porém ele falava do Templo de seu corpo. João busca explicar o verdadeiro sentido da fala de Jesus, embora os apóstolos, possivelmente, só tenham entendido depois da morte e ressureição dele, quando compararam o evento com o que foi dito por Ele nessa oportunidade.

22 Portanto, quando ressuscitou dos mortos, seus discípulos se lembraram que ele lhes tinha dito isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha [lhes] dito. João quer dizer que já criam muito em Jesus, mas quando foram entendendo o que ele disse o que aconteceu com Ele, ainda mais passaram a acreditar nEle como Filho de Deus, enviado do Senhor para o mundo.




MUITOS CRERAM NELE
23 E estando e permanecendo, ele, Jesus, em Jerusalém pela celebração religiosa da Páscoa, na festa anual promovida pelos líderes religiosos do sinédrio, muitos que estavam também na cidade para a festa, creram em seu nome como sendo o messias de Deus para Israel e o mundo, ao verem os sinais que ele fazia pelos seus milagres, ensinos, comportamentos e iniciativas que Ele vivenciou com muitos que estavam sempre com ele

24s Mas o mesmo Jesus a si mesmo não confiava neles, na fé que demonstravam ter em relação a ele como Messias de Deus, porque conhecia a todos, sendo Deus e onisciente, conhecia bem o ser humano, e cada ser humano pessoalmente. Assim, sendo, não necessitava de que alguém [lhe] desse testemunho de ser humano algum, qualquer pessoa próxima ou distante, pois ele bem sabia o que havia no [interior do] ser humano.




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CAPÍTULO 3

ENCONTRO COM NICODEMOS
NOVO NASCIMENTO
1 E em Jerusalém, para aquela festa religiosa, havia um homem dos fariseus participante do sinédrio, cujo nome era Nicodemos, um dos chefe político-religioso dos judeus. 

2 Este pediu audiência e veio a Jesus de noite, provavelmente João está dizendo nisto que ele não queria ser visto com Jesus, talvez por sua posição naquela sociedade ou por que a maioria dos outros líderes não fosse favorável a este encontro, e disse-lhe: Rabi, maneira bem reconhecida de tratar um mestre de qualquer das seitas judaicas, bem sabemos que és Mestre vindo de Deus, nisto ele se inclui, dando a entender a João que tinha fortes inclinações para seguir a Jesus, mesmo que não oficialmente, ao mesmo tempo está afirmando que Jesus era da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, João dá a entender que Jesus havia feito outros tantos sinais ali mesmo em Jerusalém, se Deus não for com ele,  se não for sob a bênção de Deus, se não for com o consentimento do Senhor, se não for para comprovar que veio da parte do Todo Poderoso

3 Muito provavelmente, Respondeu Jesus a alguma pergunta que não está registrada aqui por João, e disse-lhe: Em verdade, em verdade te digo ou Te digo com toda autoridade que tenho da parte do Senhor Deus, que aquele que não voltar a nascer espiritualmente sob a ação do Espírito Santo, atendendo à Graça, não pode ver o Reino de Deus, neste mundo ou na eternidade
 




OPERADO PELO ESPÍRITO
4 Diante do que Jesus falou sobre o novo nascimento necessário para se viver o Reino de Deus neste mundo e na eternidade, Nicodemos lhe disse: Como pode, fisicamente, o homem, qualquer ser humano, nascer outra vez, sendo [já] velho, como era o caso do próprio Nicodemos? Pode ele voltar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer de novo

5 Respondeu Jesus à pergunta de Nicodemos: Em verdade, em verdade, com toda autoridade divina, te digo, que aquele que não nascer de água e [do] Espírito (água, na seita batista de João e de Jesus, no judaísmo, equivale ao arrependimento e a purificação dos pecados, e a indicação do Espírito como algo novo na teologia para Jesus), não pode entrar e nem conseguir ver, vivenciar, desfrutar no Reino de Deus neste mundo e na eternidade

6 O que é nascido fisicamente e existencialmente de carne, carne é; e o que é nascido do Espírito Santo, espírito é. 

7 Não te maravilhes nem te assustes de que te disse: necessário vos é voltar a nascer, até porque, o que quer que seja, é obra do Espírito e não carece de ser entendido por ninguém.



INCOMPREENSÍVEL ÀS PESSOAS
8 Jesus continua Sua explicação sobre o Espírito Santo que opera o novo nascimento: O vento sopra onde quer, e ouves seu ruído; porém não sabes de onde vem, nem para onde vai; lembrando que naquela oportunidade, a ciência ainda não sabia muita coisa sobre o vento, como sendo uma massa de ar em movimento; assim é todo aquele que é nascido do Espírito, pode não entender o que lhe acontece, mas o Espírito opera nele tudo necessário para se tornar uma nova criatura

9 Ainda sem entender muita coisa, Nicodemos respondeu com uma pergunta parecida, mas com novo sentido, e disse-lhe: Como pode isto acontecer? Ou seja, como pode o Espírito fazer tudo isto na via de uma pessoa e ela não entender?

10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, conhecedor profundo das sagradas escrituras, e isto não sabes? E não conheces ou acredita no poder de Deus sobre a vida das pessoas?

11 Em verdade, em verdade, com toda autoridade que tenho, te digo, que,  normalmente, pelo espírito humano, por causa da cegueira do pecado, o que Eu, os profetas e todo Antigo Testamento sabemos, nós falamos; e o que temos visto, testemunhamos; e não aceitais, não consegues crer nosso testemunho; tudo isto por causa do pecado que cega e paralisa todo ser humano, pois o pecado contaminou todo o mundo, por isso que todos pecaram e estão todos destituídos da glória de Deus

12 Jesus ainda fala a Nicodemos, não com anseio de incriminá-lo, mas para que ele compreenda a cegueira de todo ser humano sobre as coisas de Deus, e, ainda mais, os judeus com toda sua prepotência por afirmarem ser filhos e povo de Deus. Se eu vos disse coisas terrenas, corriqueiras como a ação inexplicável do vento, e não credes, ou não consegue compreender, como crereis e entenderias, se vos disser as celestiais, como uma delas sendo sobre o novo nascimento operado pelo Espírito de Deus




JESUS ENTENDE PRA SALVAR
13 Compreendendo a limitação humanas para as coisas espirituais, Jesus continua explicando a Nicodemos: E ninguém subiu ao céu, a não ser o que desceu do céu, contrariando a cultura apocalíptica, onde muita gente tem dito que foi a um ou outro céu, esteve com Deus ou com arcanjos, presenciou uma ou outra coisa no céu: Somente Eu, o Filho do homem, usando esse termo da cultura apocalíptica, que está no céu, porque sou o Único Deus
|fn:  N4 omite “que está no céu”

14 Assim, depois de chamara a atenção para Sua autoridade divina, agora volta-se para a autoridade de Sua missão como enviado de Deus ao mundo: E como Moisés levantou a serpente no deserto, ilustrando com uma imagem e uma postura, o poder que ele acreditava que Deus tinha para curar o seu povo diante de uma situação de perigo, assim deve o Filho do homem ser levantado, também como amostra do poder de Deus para curar todos que quiserem ser curado da enfermidade do perigo do pecado contra Deus...

15 Para que todo aquele que nele crer, mesmo que seja com a ajuda do Espírito, pela Graça, não pereça na condenação contra Deus nem neste mundo nem depois da sua morte, mas tenha a vida eterna, a vida abundante, guiada e abençoada pelo  Espírito, tornando-se bem aventurado e luz e sal do mundo
|fn:  N4 omite “não pereça, mas”




INCLUI A FÉ SALVADORA
16 Complementando sobre a ação inexplicável do Espírito na questão do novo nascimento, sem a qual ninguém verá o reino de Deus neste mundo ou na eternidade, Jesus diz: Porque Deus, desde antes da fundação do mundo, ao planejar a Graça, amou, profundamente, ao mundo, todas as pessoas, sem nenhuma exceção, de tal maneira, disposto a pagar qualquer preço, que deu ou precisou dar a um plano que culminaria no sofrimento da morte, o seu Filho unigênito, ou seja, Ele mesmo encarnado, 100% homem e 100% Deus; para que todo aquele que se submetesse ao convencimento do Espírito, buscando mudanças na relação com Deus, e, com isto, receba o dom de nele crê como resultado da Graça,  não pereça neste mundo e na eternidade, mas tenha a vida eterna com o Senhor para sempre, a partir de então

17 Jesus chama a atenção para uma primeira consideração... Porque Deus não mandou seu Filho ao mundo para que condenasse ao mundo; mas sim para que o mundo por ele fosse salvo;  julgar e condenar nunca foi a missão de Jesus, nem na sua vinda, nem na sua volta. Essa ideia de que Ele voltará para julgar é da cultura apocalíptica, é o que falará no verso seguinte.

18 Ele continua, apresentando uma segunda importante  consideração...   Quem, pela Graça, como obra do Espírito, recebe o dom de nele crer não é  julgado ou condenado; mas quem não passou pelo novo nascimento e, por isto, não recebeu esse dom, assim nele não crê, já está condenado desde a fundação do mundo; pois não tem crido no nome do unigênito Filho de Deus, o que Deus já sabia quando criou o plano da Graça



COMO OPERA A SALVAÇÃO
19 Em continuação, Jesus explica a Nicodemos sobre a salvação: E esta é a condenação que o Espírito ajuda as pessoas a se livrarem: que a luz em Jesus, veio encarnado ao mundo, e as pessoas, em geral, amaram mais as trevas e suas atrações pecaminosas do que a luz, do que agradar a Deus, porque suas obras e preferências, eram más. 

20 Porque todo aquele que faz o mal, e que preferem não agradar a Deus, naturalmente, odeia a luz e não vem à luz com Deus, para que suas obras não sejam reprovadas e condenadas eternamente

21 Mas quem pratica e prefere agradar a Deus com a verdade vem à luz e fica com a luz de Deus, para que suas obras sejam manifestas e atraia pessoas ao Espírito, pois que são feitas em Deus, com a ajuda dEle, e para a glória dEle.




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JOÃO TESTEMUNHA DE JESUS
JOÃO BATIZAVA EM ENOM
22 Depois disto, de Jerusalém quando esteve com Nicodemos, Jesus veio com seus discípulos à terra mais no interior da Judeia; e estava ali com eles, os Seus apóstolos, e batizava, como era próprio da seita judaica que fazia parte como mestre, como também era João Batista

23 E João também batizava naquela região, em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas, onde exercia sempre o seu ministério profético e batizador; e vinham [ali], muita gente de todo Israel, e eram batizados, pois se cria, segundo o ensino da seita dos batizadores, que as pessoas deveriam se arrepender de seus pecados e irem para aquela imersão, pois além de demonstrarem, assim, que estavam arrependidos, também eram lavados ritualmente de seus pecados

24 Porque João ainda não tinha sido lançado na prisão, o que irá acontecer alguns meses depois. por ser entendido como rebelde contra Herodes, e por este atender ao desejo proferido pela filha de sua esposa.





DISCUSSÃO SOBRE BATISMO
25 Neste tempo quando Jesus chegou para aquela região onde estava João Batista, Houve pois uma discussão dos discípulos de João com alguns dos líderes no sinédrio dos judeus sobre a purificação produzida pelo ritual do batismo; pois acreditavam que após o arrependimento de cada pessoa, ela deve ir ao batismo para comprovar seu arrependimento e também se purificar no ritual da situação pecaminosa de cada um

26 E os discípulos vieram a João, e disseram-lhe: Rabi ou mestre, aquele Jesus, teu ex-discípulo que estava contigo dalém do Jordão, ao qual tu deste muitos testemunhos, eis que ele batiza perto daqui, e todos ou muitos da Judeia e de todo Israel, vem a ele. 

27 João Batista respondeu, e disse: O ser humano como eu e todos nós, não pode receber coisa alguma nesta vida, se não lhe for dada do céu dado ou permitido pelo próprio Deus




PRIMEIRO TESTEMUNHO
28 Aos seus discípulos, João passa a confirmar seu testemunho sobre Jesus: Vós mesmos me sois testemunhas, que todo o tempo eu disse: Eu não sou o Cristo, o messias enviado de Deus para salvar Israel e o mundo todo; mas que sou enviado diante dele, para reconhecê-lo diante de Israel e como mestre religioso eu possa dar esta autorização também a Ele em Seu ministério

29 João complementa seu testemunho sobre Jesus, usando uma ilustração: Aquele que tem uma mulher como sua esposa, é o esposo que casou com ela; mas o amigo do esposo, que [o] apoia, e lhe ouve, alegra-se muito pela voz do esposo. Assim pois já este meu gozo é cumprido, esta minha responsabilidade diante de Deus, já está atendida

30 João complementa seu primeiro testemunho sobre Jesus, afirmando: A ele, como enviado de Deus para ser o salvador de Israel e do mundo, convém crescer em Seu ministério salvador, porém a mim, cabe apenas diminuir, pois minha função espiritual já está terminada


SEGUNDO TESTEMUNHO
31 Aquele que vem de cima, é sobre todos; aquele que [vem] da terra, da terra é, e da terra fala. Aquele que vem do céu é sobre todos. 

32 E daquilo que viu e ouviu, isto testemunha; e ninguém aceita seu testemunho. 

33 Aquele que aceitou seu testemunho, esse selou que Deus é verdadeiro. 

34 Porque aquele que Deus enviou, as palavras de Deus fala; porque não [lhe] dá Deus o Espírito por medida. 

35 O Pai ama ao Filho, e todas as coisas [lhe] deu em sua mão. 

36 Aquele que crê no Filho tem vida eterna; porém aquele que é desobediente ao Filho não verá a vida [eterna] , mas a ira de Deus continua sobre ele.





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CAPÍTULO 4

1 Quando, pois, o Senhor entendeu que os fariseus ouviram que Jesus fazia e batizava mais discípulos que João 
2 (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas sim seus discípulos), 
3 Ele deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia. 
4 E foi necessário passar por Samaria. 
5 Veio pois a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto à propriedade que Jacó deu a seu filho José. 
6 E ali estava a fonte de Jacó. Então Jesus, cansado do caminho, sentou-se assim junto à fonte; era isto quase à hora sexta. 
7 Veio uma mulher de Samaria para tirar água; Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 
8 (Porque seus discípulos haviam ido à cidade para a comprar de comer). 
9 Disse-lhe pois a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicam com o samaritanos.) 
10 Respondeu Jesus, e disse-lhe: Se tu conhecesses o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 
11 Disse a mulher: Senhor, tu não tens com que [a] tirar, e o poço é fundo; de onde pois tens a água viva? 
12 És tu maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço? E ele mesmo dele bebeu, e seus filhos, e seu gado? 
13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Todo aquele que beber desta água voltará a ter sede; 
14 Porém aquele que beber da água que eu lhe der, para sempre não terá sede, mas a água que eu lhe der se fará nele fonte de água, que salte para vida eterna. 
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me desta água, para que eu não tenha [mais] sede, nem venha aqui para tirar. 
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama a teu marido, e vem cá. 
17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Bem disseste: Marido não tenho. 
18 Porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isto com verdade disseste. 



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19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. 
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê em mim, que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis ao Pai. 
22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus. 
23 Porém a hora vem, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque também o Pai busca a tais que o adorem. 
24 Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá [-lo] em espírito e em verdade. 
25 Disse-lhe a mulher: Eu sei que o Messias vem (que se chama o Cristo); quando ele vier, todas as coisas nos anunciará. 
26 Disse-lhe Jesus: Eu sou o que contigo falo. 
27 E nisto vieram seus discípulos; e maravilharam-se de que falasse com uma mulher; mas ninguém [lhe] disse: Que perguntas? ou, O que falas com ela? 
28 Deixou, pois, a mulher seu vaso de água, e foi à cidade, e disse ao povo: 
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; por acaso não é este o Cristo? 
30 Saíram, pois, da cidade, e vieram a ele. 



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31 E enquanto isso, os discípulos lhe pediam, dizendo: Rabi, come. 
32 Porém ele lhes disse: Uma comida tenho que comer, que vós não sabeis. 
33 Diziam, pois, os discípulos uns aos outros: Por acaso alguém lhe trouxe de comer? 
34 Disse-lhes Jesus: Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e cumprir sua obra. 
35 Não dizeis vós, que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que vos digo: Levantai vossos olhos, e vede as terras; porque já estão brancas para a ceifa. 
36 E o que ceifa, recebe recompensa, e junta fruto para vida eterna; para que ambos se alegrem, tanto o que semeia, quanto o que ceifa. 
37 Porque nisto é verdadeiro o ditado, que: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. 
38 Eu vos enviei para ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no trabalho deles. 



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39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele pela palavra da mulher, que testemunhava, dizendo: Ele me disse tudo quanto eu tenho feito. 
40 Vindo pois os samaritanos a ele, suplicaram-lhe que ficasse com eles; e ele ficou ali dois dias. 
41 E creram ainda muitos mais pela palavra dele. 
42 E diziam à mulher: Já não cremos por teu dito; porque nós mesmos temos [o] ouvido, e sabemos que verdadeiramente este é o Cristo, o Salvador do mundo. 



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43 E depois de dois dias partiu dali, e foi-se para a Galileia. 
44 Porque o mesmo Jesus testemunhou que não tem o Profeta honra em sua própria terra. 
45 Vindo pois para a Galileia, os Galileus o receberam, havendo visto todas as coisas que fizera em Jerusalém no [dia] da festa, porque também eles foram ao [dia] da festa. 



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46 Veio pois Jesus outra vez a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho. E estava ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum. 
47 Ouvindo este que Jesus vinha da Judeia para a Galileia, foi ter com ele, e suplicava-lhe que descesse, e curasse a seu filho, porque já estava à morte. 
48 Disse-lhe pois Jesus: Se não virdes sinais e milagres não crereis. 
49 O nobre lhe disse: Senhor, desce, antes que meu filho morra. 
50 Disse-lhe Jesus: Vai, teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e se foi. 
51 E [estando] ele já descendo, seus servos lhe saíram ao encontro, e [lhe] anunciaram, dizendo: Teu filho vive. 
52 Perguntou-lhes pois, a que hora se achara melhor; e disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. 
53 Entendeu pois o pai, que aquela era a mesma hora em que Jesus lhe disse: Teu filho vive. E creu nele, e toda sua casa. 
54 Este segundo sinal Jesus voltou a fazer, quando ele veio d [a] Judeia a Galileia.



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CAPÍTULO 5

1 Depois disto houve uma festa dos judeus, e subiu Jesus para Jerusalém. 
2 E há em Jerusalém à [porta] das ovelhas um tanque, que em hebraico se chama Betesda, que tem cinco entradas cobertas. 
3 Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos, [e de corpo] ressecado, aguardando o movimento da água. 
4 Porque um anjo descia de vez em quando ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que descia nele, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. 
|fn:  N4 não considera autêntico o texto desde o versículo 3: “aguardando...” até o final do versículo 4
5 E estava ali um certo homem, que havia trinta e oito anos que estava enfermo. 
6 Vendo Jesus a este deitado, e sabendo, que já havia muito tempo que [ali] jazia, disse-lhe: Queres sarar? 
7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho homem algum para que, quando a água se agita, me ponha no tanque; e enquanto eu venho, outro desce antes de mim. 
8 Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma teu leito, e anda. 
9 E logo aquele homem sarou; e tomou seu leito, e andou. E era Sábado aquele dia. 
10 Disseram pois os judeus para aquele que fora curado: É Sábado, não te é lícito levar o leito. 
11 Respondeu-lhes ele: Aquele que me curou, esse me disse: Toma teu leito, e anda. 
12 Perguntaram-lhe pois: Quem é o homem que te disse: Toma teu leito e anda? 
13 E o que fora curado, não sabia quem [o] era, porque Jesus se havia retirado, porque naquele lugar havia uma [grande] multidão. 
14 Depois Jesus achou-o no Templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. 
15 Aquele homem foi anunciar aos judeus que Jesus era o que o curara. 



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16 E por isso os judeus perseguiam Jesus e procuravam matá-lo, porque ele fazia estas coisas no sábado. 
|fn:  N4 omite “e procuravam matá-lo”
17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai até agora trabalha, e eu [também] trabalho. 
18 Por isto ainda mais procuravam os Judeus matá-lo, porque não só quebrava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. 



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19 Respondeu pois Jesus, e disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo, que não pode o Filho fazer coisa alguma de si mesmo, a não ser aquilo que ele veja o Pai fazer; porque todas as coisas que ele faz, semelhantemente o Filho também as faz. 
20 Porque o Pai ama ao Filho, e todas as coisas que faz lhe mostra; e maiores obras que estas lhe mostrará, para que vós vos maravilheis. 
21 Porque como o Pai aos mortos ressuscita e vivifica, assim também o Filho aos que quer vivifica. 
22 Porque também o Pai a ninguém julga, mas todo o juízo deu ao Filho, 
23 Para que todos honrem ao Filho, como honram ao Pai. Quem não honra ao Filho, não honra ao Pai que o enviou. 
24 Em verdade, em verdade vos digo, que quem ouve minha palavra, e crê ao que me enviou, tem vida eterna, e não virá em condenação, mas passou da morte para a vida. 
25 Em verdade, em verdade vos digo, que a hora vem, e agora é, quando os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aos que ao ouvirem, viverão. 
26 Porque como o Pai tem vida em si mesmo, assim deu também ao Filho que tivesse vida em si mesmo. 
27 E deu-lhe poder, para fazer juízo, porque é o Filho do homem. 
28 Não vos maravilheis disto; porque a hora vem, em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão sua voz. 
29 E sairão os que fizeram bem, para a ressurreição de vida; e os que fizeram mal, à ressurreição de condenação. 



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30 Não posso eu de mim mesmo fazer alguma coisa. Como ouço, [assim] julgo; e meu juízo é justo; porque não busco minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. 
31 Se eu testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro. 
32 Outro há que testemunha de mim, e sei que o testemunho, que testemunha de mim, é verdadeiro. 
33 Vós enviastes [mensageiros] a João, e ele deu testemunho à verdade. 
34 Porém eu não recebo testemunho humano; mas digo isto para que sejais salvos. 
35 Ele era uma lâmpada ardente e brilhante; e vós quisestes por um pouco de tempo alegrar em sua luz. 
36 Mas eu tenho maior testemunho que [o] de João; porque as obras que o Pai me deu que cumprisse, as mesmas obras que eu faço, testemunham de mim que o Pai me enviou. 
37 E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou de mim. Nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua aparência. 
38 E não tendes sua palavra permanecendo em vós; porque ao que ele enviou, a esse vós não credes. 
39 Investigai as Escrituras; porque vós pensais que nelas tendes a vida eterna, e elas são as que de mim testemunham. 
40 E não quereis vir a mim, para que tenhais vida. 
41 Não recebo honra humana. 
42 Mas eu bem vos conheço que não tendes o amor de Deus em vós mesmos. 
43 Eu vim em nome de meu Pai, e vós não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. 
44 Como podeis vós crer, [se] tomais honra uns dos outros, e não buscais a honra que [vem] somente de Deus? 
45 Não penseis que eu vos tenha de acusar para com o Pai; o que vos acusa é Moisés, em quem vós esperais. 
46 Porque se vós crêsseis em Moisés, [também] a mim me creríeis; porque de mim ele escreveu. 
47 Mas se não credes em seus escritos, como crereis em minhas palavras?



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Pr. Jônatas David Brandão Mota





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